quarta-feira, 22 de outubro de 2008

NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM...


E continuamos criando, escrevendo, corrigindo, vivendo poesia...

Dessa vez no curso de Pró-letramento em que muitas das "maluquinhas"

estão freqüentando. Nessa semana a Professora Ana nos levou a criar

em grupos, poesias no qual o tema era a bailarina.

Deixo aqui os resultados dessa aventura poética de dois grupos de colegas. Espero que gostem!


Grupo: Renata, Ligia, Edivânia, Sayonara e Gilberto.


Anita Bailarina


A menina bonita

dança com perseverança,

seu nome é Anita

e da infância traz boas lembranças.


Ela adora o que faz

quis ser bailarina

quando na praça ainda criança

assistiu a sua prima Marina

e riu na dança a esperança

de se manter na infância.


Grupo: Cíntia, Patrícia Cristina, Letícia e Rosane


Lembranças


A bailarina nos remete

aos tempos de infância,

aos momentos alegres

das brincadeiras de criança.


Minha querida bailarina

és minha eterna menina,

seus movimentos de leveza

revelam a sua magreza e beleza.


Rodopia na ponta do pé

com seus passos de balé,

baila, baila, bailarina

Com seus gestos nobres me alucina.


Quanta sutileza

dança, movimento,

arte sem igual

fazendo do espetáculo

algo sensacional.






quinta-feira, 16 de outubro de 2008

AS NOVAS DATAS




A foto é de Daniele, professora do CA e 4ª série.
Nesse momento ela está literalmente eufórica
devido a aquisição do quadro branco por nossa
diretora Maristela. Adeus ao giz!!!!!!








E vamos ao trabalho meninas!!!!


Essas são as novas datas das atividades de Novembro em nossa escola. Para quem não estava presente na última reunião pedagógica esse lembrete pode ser útil.





* Os modelos de prova para xerox da escola devem ser entregues até o dia 19/11.





* O dia 29/11 deve ser considerado no diário como dia letivo.





* A Gincana coordenada pela Professora Gil terá também a participação do Ensino Fundamental. Os alimentos não perecíveis devem ser entregues no dia 17/11 e se destinam


aos idosos de asilo localizado nas proximidades. A turma vencedora entregará pessoalmente a doação. Participem!





* O dia 01/12 marcará a culminância do Projeto desse ano na


escola. Haverá nessa data exposição dos melhores trabalhos


do ano letivo tais como: cartazes, maquetes e apresentação


de uma Cantata que envolverá os alunos dos dois segmentos educacionais





* O Festival de Poesias tem uma nova data: 28/11/2008. Não


se esqueça de enviar as poesias de sua turma para a Professora Gil.





* O último conselho de Classe do ano letivo do Ensino Fundamental já tem data marcada. Será no dia 12/12. E vamos


á correria de final de ano, rs, rs, rs.





* O Projeto Africa coordenado pela Professora Gercina será


destinado aos alunos do Turno da noite.





Terminamos essa mensagem por aqui lembrando a todos que o


feriado do Funcionalismo Público será no dia 27 de Outubro na


segunda-feira. O Prefeito diz que é um "presente" para os funcionários, rs, rs, rs. só rindo...





Um pouco de Música...

http://www.tempoesia1.hpgvip.ig.com.br/midi/nacional/caetano_veloso/Amanha.mid

Essa música anda tocando muito por aí...Fora a campanha do Gabeira vale a pena ouvi-la pela
mensagem de esperança que ela nos trás.

Dia dos Professores







Para o nosso dia dos Mestres separei essa mensagem do Paulo Freire de quem sou fã. Sábias e verdadeiras palavras...Sem demagogia Freire nos apresenta a visão da sociedade
sobre a nossa árdua profissão e convida os professores a refletirem sobre
o papel político da educação.

"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda

Paulo Freire.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia das crianças.











É gente, e tivemos nessa semana as comemorações do Dia das Crianças.




Essas imagens foram registradas pela maquininha espiã da Ligia.




Divirtam-se com as fotos da Renata pulando no pula-pula e dos jovens na sala




das brincadeiras. foi tudo meio lento e os atrasos nos deixaram maluquinhas mas




no final deu tudo certo. As crianças adoraram, e isso acaba compensando a trabalheira toda...








Chegamos!

Oi amigas professoras, tudo bem?
Esse é um ótimo dia para se dar o pontapé inicial no nosso primeiro blog.
Por aqui podemos inserir as últimas notícias e novidades de nossa escola, vídeos legais, música, trocar informações sobre a nossa
profissão, reclamar do salário, enfim, até mesmo postar os trabalhos
interessantes que estivermos realizando na sala de aula.
Espero que todos participem bastante e que estejam sempre presentes nesse nosso espaço virtual

Iniciamos então com as poesias criadas pelos alunos do Ensino fundamental e que brevemente serão inseridas em livro. Me aguardem!!!

Festival de Poesias da E.E. Caic Nações Unidas.
Sala de leitura - Professora Lígia Cury
Turma 302 – Professora Patrícia

Classificados Meia-hora


Procura-se um mosquito
me disseram que ele estava bebendo vinho.
Procura-se uma gata
ela subiu no telhado
E estava caçando uma rata.


Procura-se um gambá
fedorento e porquinho,
ele namora uma coelha
e vive machucando o focinho.


Compra-se um pedaço de lua
que esteja no céu.
Quero um lua bem cheia
pra mandar pro Manuel.


Vende-se uma ilha deserta
habitada só por animais,
Quem comprar essa ilha
Vai ter lucro demais.


Aluga-se um coração
cheio de amor, carinho e paixão,
leva-se de brinde quem alugar
uma grande emoção.

II Festival de Poesias da E.E Caic Nações Unidas
Sala de Leitura – Professora Ligia Cury
Turma 202 – Professora Luciane



Essa rua


Essa rua, essa rua, onde eu moro
tem pedra, casa, quebra-mola e rato.
Na calçada cheia de mato
os cachorros fazem pipi no poste.

Essa rua, essa rua, onde eu vivo,
tem um rio,
tem lixo e poluição.
Mesmo assim eu adoro a minha rua,
faço tudo por ela de coração!

Festival de Poesias da E.E. Caic Nações Unidas
Sala de Leitura – Professora Ligia Cury
Turma 401 – Professora Cremilda


Cidade amiga


Moro numa rua bonitinha,
poluída, torta e sujinha
onde tem ratos e baratas
e a Estela namora todo dia.

Moro num bairro tropical,
quente, abafado e emburacado.
Lá onde eu moro falta tudo
Só não falta animal.

Moro numa cidade amiga
e com ela posso contar
para realizar os meus sonhos
e a minha vida sonhar.


II Festival de Poesias da E.E. Caic Nações Unidas
Sala de Leitura – Professora Ligia
Turma 402 – Professora Núbia


Quando será?


Até quando vou viver
sem hospitais e sem dinheiro,
sem saúde e sem banheiro
Até quando eu vou viver?

Quando será
que o Brasil vai melhorar,
e a violência acabar,
quando o céu vai clarear?

Por que será
que o nosso país é desse jeito,
triste, pobre e sem direitos,
quando isso vai mudar?


Festival de Poesias – Turma 303 – Professora Ligia Cury

Casa Chique

Minha casa tem piscina
tem computador, tem celular,
só não tem a Vitória Cristina
ela mora lá no Ceará.

Minha casa é muito bela
nela tem uma boneca
que eu trouxe do Pará.
A boneca faz xixi,
chora muito, faz pirraça,
vive pedindo pra mamar.

Minha casa é muito chique
tem uma empregada que é legal,
ela passa, lava e cozinha,
limpa minha mesa de cristal.
A menina tem chilique,
catapora, asma e pereba,
só não tem outros tiques
porque já possui muitos problemas